Qual o tamanho ideal das orelhas?
Existem algumas proporções estéticas da face que inclusive foram estudadas por Leonardo da Vinci, onde a altura das orelhas devem ser proporcionais a altura do nariz. Mas, o que determina a indicação da cirurgia de macrotia é o incômodo do paciente.
Cirurgia de Macrotia:
Existem uma medida padrão das orelhas?
O padrão estético das orelhas masculinas e femininas tem uma medida padrão na horizontal e vertical.
O eixo vertical entre a ponta das orelhas e o final do lóbulo em homens, varia de 6.5 a 7.5cm e o eixo horizontal entre 3.0 a 3.5cm.
Já nas mulheres, o eixo vertical varia entre 6.0 a 6.5cm e o eixo horizontal entre 2.5 a 3.0cm.
Leonardo da Vinci, um mestre do Renascimento conhecido por seu profundo estudo da anatomia humana, forneceu muitos insights sobre as proporções ideais do corpo humano. Em seus estudos, ele delineou várias regras sobre as proporções do corpo, buscando uma harmonia ideal que refletisse o seu conceito de beleza e perfeição.
No caso das orelhas, Leonardo da Vinci observou que a altura das orelhas está diretamente relacionada à proporção total do rosto. Segundo seus estudos, a altura das orelhas deveria ser igual à distância entre a base do nariz e a linha da sobrancelha. Isso significa que se você traçar uma linha horizontal desde o topo da orelha até a testa, essa linha deve interceptar o ponto onde as sobrancelhas começam, e uma linha horizontal traçada desde a parte inferior da orelha deve interceptar a base do nariz.
Essas observações fazem parte de seus estudos mais amplos sobre proporções humanas, que também incluem a famosa figura do Homem Vitruviano, que ilustra as proporções ideais do corpo humano dentro de um círculo e um quadrado, baseando-se nas teorias do arquiteto romano Vitruvius. Da Vinci acreditava que o corpo humano era um reflexo do universo, e suas proporções deveriam refletir uma harmonia e simetria universais.
E quanto a cirurgia de macrotia por reduzir as orelhas?
A redução do tamanho das orelhas depende muito da técnica empregada na cirurgia de macrotia.
Técnicas convencionais de macrotia reduzem pouco o eixo vertical, variando entre 0.5 a 1.0cm, com baixo índice de satisfação dos pacientes. Já a técnica HPMS (High-Performance Macrotia Surgery), procedimento que inovou a cirurgia de redução do tamanho das orelhas, diminui o eixo vertical em média de 2.0cm, com grande diferença na aparência das orelhas.
Existem muito casos já operados por essa técnica?
A técnica HPMS foi criada em 2019 pelo Dr. Marcelo Assis, com o objetivo de proporcionar uma redução significativa das orellhas, podendo ser associada com outros procedimentos, como otoplastia e lobuloplastia e principalmente com segurança.
Desde 2019, o Dr. Marcelo já realizou mais de 2000 casos de cirurgia de macrotia, com grande satisfação dos pacientes.
Autoestima renovada
O grande benefício das cirurgias chamadas sociais é o resgate da autoestima dos pacientes, que sofrem com apelidos, humilhações na escola e no trabalho. A orelha grande ou macrotia é uma característica familiar que incomoda mais os pacientes que as orelhas abertas.
Os pacientes operados voltam para a sua vida social, ganham confiança no dia a dia e renovam a sua autoestima, independente da idade.
Vale muito a pena investir em sua autoestima. Não percam essa oportunidade.
Dr. Marcelo Policarpo de Souza Assis
Cirurgião Plástico

